A falta de preparo.

22 02 2009

gaikoTenho conversado com várias pessoas sobre a situação atual do Japão, e tenho sentido que muitos tem encontrado dificuldade para encontrar emprego devido à falta de domínio da língua. Não estou falando de ler e escrever, pois isso é quase impraticável devido à falta de tempo e também pela quantidade de caracteres da língua japonesa, que torna o aprendizado muito difícil, me refiro apenas a linguagem falada, aquela que usamos no dia-a-dia.

Uma coisa que sempre tive dificuldade para entender, é que morando mais de dez anos nesse país, uma pessoa não consiga dominar nem 50% da linguagem falada. Não sei os motivos, se é por dificuldade de aprender ou por preguiça mesmo, mas aprender a falar é o mínimo necessário para se viver em qualquer lugar, a comunicação é a base de tudo, sem ela não se consegue nada, e nem sempre se pode contar com um intérprete para ajudar.

Mas uma parte dos brasileiros infelizmente não pensa da mesma maneira, já ouvi opiniões como “pra que vou aprender japonês se vou voltar ao Brasil?”, é uma triste realidade, a imperícia de se lidar com uma cultura totalmente diferente da nossa, pode levar à mal-entendidos que prejudicam a imagem da comunidade brasileira como um todo, o gesto de alguns torna-se o gesto de todos aos olhos dos japoneses, por isso a adaptação à lingua e à cultura, hoje são coisas que podem fazer a diferença entre estar empregado ou não.

Fica difícil de se encontrar um emprego se não consegue compreender o que o empregador está falando, a imagem fica totalmente prejudicada, e do lado do empregador, como confiar em uma pessoa que não entende o que ele fala? essa pessoa vai conseguir realizar o trabalho que lhe for designado? São perguntas que me ocorrem quando penso sobre o assunto.

Aqui onde moro tenho visto várias reportagens na TV sobre os brasileiros começando a aprender japonês, numa tentativa de encontrar uma colocação no mercado de trabalho, um gesto  louvável, mas os frutos desse esforço demoram um pouco para aparecer, e nem todos tem esse tempo para esperar.

Espero que com tudo isso que estamos passando possa ser um incentivo para todos nós brasileiros conseguirmos uma melhor adaptação ao Japão, e se todos tomarem consciência de que é necessário no mínimo aprender a falar a língua da terra em que se vive agora, isso irá melhorar muito nossa imagem como um todo perante os japoneses.

Anúncios

Ações

Information

One response

14 03 2009
Sobre brasileiros e a crise. « No Japão

[…] e a crise. 14 03 2009 Alguns dias atras, para minha surpresa, tive meu post  “A falta de preparo.“, citado em um artigo sobre a crise no Japão. O artigo “Japan, Brazil: Crisis puts an […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: