O choque de culturas.

15 03 2009

Olá pessoal, vou continuar falando sobre as diferenças culturais.

Nas fábricas aqui no Japão, tive a oportunidade ver muitos casos de mal-entendidos devido as diferenças entre o modo de pensar dos japoneses e brasileiros.

O brasileiro tem o hábito devido a cultura, de pensar por si mesmo e ir dando um jeito em tudo, enquanto os japoneses geralmente esperam uma ordem para se moverem, e isso muitas vezes faz com que os brasileiros sejam vistos como indisciplinados, algumas vezes por não entenderem uma ordem direito e logo partirem para a ação e fazerem errado, outras vezes por acharem que isto ou aquilo não está bom e tentarem arrumar do seu jeito. Isso muitas vezes não é aceito pelos chefes, pois na cabeça dos japoneses, é necessário cumprir uma norma não dita, na qual quem manda é seu superior e é necessário passar pelas fases de comunicar, explicar, receber a autorização e só depois partir para a execução.

O interessante é que mesmo o resultado sendo positivo, os chefes costumam dizer que precisam ser avisados em primeiro lugar. Aí é que vejo a diferença entre as culturas, o brasileiro tem por cultura uma atitude mais complacente com as coisas, tanto no trabalho como na vida. Em contrapartida, os japoneses por cultura são um povo que se organiza coletivamente para tudo, por isso há sempre a necessidade da hierarquia, de um líder, e é sempre bem demarcada a linha entre líderes e liderados.

Já ouvi comentários de brasileiros como “porque tenho que obedecer um cara mais burro que eu?” ou “que cara mais burro, não sei como chegou a chefe.”, comentários típicos de vários brasileiros que conheci.

Por outro lado também já ouvi desabafos dos chefes como “porque ele nunca escuta o que falo?” ou “porque tenho que repetir sempre a mesma coisa?”

Nós os brasileiros não temos disciplina ou os japoneses não tem tolerância?

Acho que nenhum dos dois, o que existe é a falta de conhecimento e compreensão mútuas, e também os dois lados costumam generalizar a maneira de se verem. Tanto aqui no Japão como no Brasil existem hábitos e regras que devem ser seguidas para uma convivência pacífica.

Praticamente a história da comunidade brasileira no Japão ainda é muito recente e acho que ainda há muito a ser feito para que possamos, japoneses e brasileiros, nos entender.

É isso aí, um abraço pessoal.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

18 03 2009
Renato Castilho

Dan

Não posso falar pelos japoneses mas que falta MUITA disciplina para nós brasileiros, isso falta. Também tenho pensado muito sobre isso e a conclusão que cheguei é que os ditos países desenvolvidos tem em comum é a disciplina, hierarquia, organização e método para tudo, e simplesmente isso é tudo o que mais falta para nós.

Sempre pensei na sociedade japonesa como algo parecido a um formigueiro, cada coisa tem seu lugar, cada um tem a sua função e o bem da sociedade como um todo é maior que o interesse pessoal do indivíduo, não há espaço para “jeitinhos” como os brasileiros adoram fazer. Já pensou o Japão onde cada um resolva fazer da sua própria maneira ou dar um jeitinho? Seria o caos, a sociedade desmorona, imagine no caso de um terromoto!!!

Esse assunto é muito interessante, depois vamos continuar com ele, preciso te contar da minha experiência de Japão, passei 40 dias na terra do sol nascente em 1991.

Um abraço,

Renato Castilho

18 03 2009
Dan

Obrigado pelo comentário Renato.
Realmente, por tradição a cultura japonesa se baseia em respeito mútuo e respeito pelos superiores, e isso é o que falta na nossa cultura, e como você disse, o sentimento de coletividade é mais importante que trabalhar sozinho.
Então se você já teve a oportunidade de conhecer o Japão, já deve ter uma idéia do que falo, aguardo então uma oportunidade de continuar o assunto.
Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: