A impagável perda da cultura.

4 05 2009

Olá pessoal.

Durante todos esses anos que vivo no Japão, algo que sempre me chocou foi a cultura do descartável. Como já citei em outro post, essa mania que os japoneses tem de achar que tudo é facilmente substituível, está se tornando um grande problema.

E pensando nisso, me lembrei de um assunto que sempre comento com os japoneses com os quais convivo, o Japão do pós guerra, era um país totalmente quebrado, sem comida ou bens em quantidade suficiente para sua população, mas com muito trabalho duro, chegaram ao padrão de vida atual. Isso é muito bom, quando visto de fora, mas estando aqui, vendo tudo de perto, não deixo de ter uma certa apreensão quanto ao futuro deste país.

A geração que trabalhou duro para levantar o Japão no pós guerra, hoje está envelhecendo, já passa dos 60 anos, e as gerações seguintes vivem em um sonho de um mundo perfeito, onde tudo se consegue de maneira muito fácil, é só pagar que se pode conseguir tudo, eles estão esquecendo o quanto é duro viver. Problemas com o lixo? É só pagar que existe alguma empresa que recolhe. Problemas com a saúde? É só pagar um bom seguro que tudo se resolve. Problema com a educação? É só pagar um bom curso depois, que tudo se resolve. Algo quebrou? É só comprar outro.

Tudo isso, tornou os japoneses um tanto insensíveis, parece que eles não percebem a perda da sensibilidade, da cultura, em meio a tantos produtos, modismos e soluções prontas que é a base de toda a cultura consumista do Japão atual.

E a preocupação que tenho, é compartilhada por muitas pessoas mais velhas com as quais conversei,  eles temem pelo futuro do Japão, pois os jovens de hoje perderam a noção do valor das coisas, pois só conhecem a fartura, e são poucos os que ainda tem o que eles chamam de “hanguri seishin”, que seria em português, algo como a garra daqueles que já sofreram muito.

É triste ver o país de meus antepassados se esquecendo de valores que eram tão importantes, uma cultura milenar se diluindo em meio a loucura da modernidade, e jovens sem identidade, levando o país para um futuro sem uma identidade cultural.

É só por enquanto, um abraço pessoal.

Ações

Information

7 responses

4 05 2009
Eduardo Monteiro

Cara…

Essa notícia acabou me deixando muito triste. Uma das coisas que mais gosto nos japoneses é o “hanguri seishin”. Eles tinham muita garra e força de vontade para transformas as coisas e seu futuro de vida.

De certa forma isso ficou impregnado em muitos animes que já assisti. E essa vontade de sempre se superar e valorizar as coisas acabou se tornando uma filosofia de vida para mim.

É triste ler uma notícia como essa. Torço para que algum dia eles acordem desse “mundo em cantado” e acordem para tudo isso.

Belo artigo.

4 05 2009
Dan

Pois é Eduardo, a vida se tornou bem mais fácil nos últimos tempos, e isso foi algo bem merecido, pois os japoneses trabalharam muito para chegar onde chegaram.
Mas a facilidade de tudo, acabou tornando os mais jovens um tanto “moles”, digamos assim.
Mas só o futuro dirá onde vai chegar este país.
Obrigado pela visita e um abraço.

8 05 2009
Marcio

Ola…gostei muito dos seus comentarios…estou no Brasil agora…e pra falar a verdade…estou com uma p…saudade dai…mas a realidade e dificil de se encarar as vezes…vou comentar algo que ocorreu comigo em uma entrevista que fiz aqui no mes passado…

Segunda-feira …liguei para um AMIGO…gerente de GSM de uma grande empresa em guarulhos…

EU- oi fulano..td bem? eo Marcio….blablabla..
AMIGO- Opa ta tudo blz…voltou quando?…BLAAblabla….
Entao estou procurando emprego…vc tem uma vaga ai?
Tem sim…pode vir amanha…BLAblabla…
Valeu ….amanha eu estou ai…blablsbla…
EU- fui ate la….olha tinha 14 pessoas..rs…e foi aplicado um teste e uma dinamica em grupo…bom..fui apresentado pelo CARA, mas fiquei pensando,
poxa…que e pai de familia aq, etc…
bom..tinha uma outro cara que foi apresentado pelo coordenador de equipe….e adivinha…?…o teste foi formulado pelo coordenador…ou seja…dancei..rs..um teste em linux…que pra ser franco das poucas vezes q tentei usa-lo foi dificil…
Bom…resumo…O MUNDO NUM TODO…E FEITO NA MAIORIA DAS VEZES COM CARTAS MARCADAS…quem pode mais chora menos e assim por diante…passei por diversas vezes ai no Japao …momentos parecidos…porem
ai as pessoas em nivel social, economico, etc sao muito iguais…e aqui…se o cara tiver a oportunidade de passar vc pra traz ele passa…sem a menor dor na conciencia…rs…pq chorar so…nao basta !
Entre outras coisas q estou passando aqui depois que voltei…19 de Dezembro de 2008.
Nao vejo a hora de voltar para o Japao…so me falta o trampo…

Marcio Michel

Ps… Parabens pelos artigos…li todos…!!!

8 05 2009
Dan

Olá Marcio, obrigado pela visita.

Acho que depois de se passar pelo Japão, fica difícil se adaptar ao Brasil não acha?
Principalmente no nível sócio-cultural, o brasileiro ainda tem que aprender muito até chegar ao nível do primeiro mundo, e para aqueles acabaram de chegar do Japão, fica muito mais evidente essa disparidade, do que para aqueles que já se “acostumaram”.
Mais uma vez obrigado pela visita e volte mais vezes.
Um abraço.

9 05 2009
Marcio

Olha sendo mais dificil do que eu imaginava…
Fora as perdas…
Ai que nos Brasileiros nos destacamos…NUNCA DESISTIR !
Pelo menos eu penso dessa forma…NUNCA tentei passar por cima de ninguem…mas ja passaram por cima de mim diversas vezes…nao sei se e melhor ser esperto ou inteligente…prefiro a parte do inteligente…Sem essa de que Deus castiga e que um dia o mundo vai dar voltas, eo que estou passando hoje por causa de confiar demais nas pessoas, vai se voltar contra elas…So pesso a ELE muita saude e coragem…Para prosseguir !
E meu ex parceiro (Dan), e futuro novamente parceiro ( irei voltar pro Japao),
Porque para a maioria das pessoas ….o que vale eo que vc tem…e no final e tudo numeros…
E apesar de tudo oq vem acontecendo comigo e varias outras pessoas…
Ainda tenho esperanças de um dia melhor !…
Ps…manda seu Msn Onegai Shimassu !

O meu para quem quiser entrar em contato:

hitecadesivos@hotmail.com ou walldecorstickers@hotmail.com

Marcio Michel

11 05 2009
Dan

Ânimo aí rapaz, a coisa tá preta no mundo inteiro, mas ainda acho que não deve piorar mais, mas no Brasil ou Japão, desejo boa sorte pra você.
Se quiser mandar um e-mail blog.nojapao@gmail.com, falou?
Um abraço.

9 05 2009
Marcio

Abraços Dan …e se cuida ai meu velho !!! Assim que eu voltar entro em contato contigo…

Deixe um comentário

