Declarado estado de histeria.

22 05 2009

Olá a todos.

Nas últimas duas semanas o Japão tem estado em polvorosa por causa dessa onda de influenza H1N1 que finalmente chegou às terras nipônicas, é incrível como um país pode se tornar um inferno de uma hora para outra.

Com os recentes casos que são cada vez mais frequentes, o governo japonês entrou em estado de alerta, e a população, que vive acostumada com uma rotina na qual parece que nada no mundo pode afetá-los, finalmente está tomando consciência de que ninguém está imune a nada nesses tempos de globalização.

O mais incrível é que novamente vejo uma histeria generalizada tomando conta dos japoneses, da mesma forma que aconteceu com a SARS e a gripe aviária da China. A falta de informação e outras várias informações incompletas levam a um medo muitas vezes exarcebado. O estoque de máscaras e desinfetante para as mãos, tem se esgotado, não em questão de horas, mas em menos de uma hora, nas cidades em que se encontram pessoas infectadas. E mesmo o governo tendo colocado a disposição da população, centros de informação para tirar dúvidas, há aqueles que ligam para perguntar as coisas mais absurdas, e olha que alguns tem muita imaginação.

Por exemplo, algumas pessoas ligaram dizendo que apertaram a mão de um estrangeiro, e se havia algum perigo de contágio por causa disso. Outras em um caso mais recente na epidemia que se alastra por Kobe e Osaka, ligaram para perguntar se seria seguro receber correspondência que provinha desses locais. E há pessoas comprando via internet, remédios contra influenza que são proibidos no Japão.

Fora que em algumas cidades estão declarando fechamento de escolas, cancelamento de casamentos, shows e eventos esportivos, tudo para evitar a aglomeração de pessoas, e algumas empresas estão obrigando seus funcionários a trabalhar com máscara, para evitar uma contaminação que em muitos lugares, ainda nem existe.

A verdade por trás de tudo é que o Japão, com sua alta concentração populacional, é um lugar muito difícil de se barrar uma doença como essa, e as dores de cabeça do ministério da saúde do Japão, estão apenas começando.

Anúncios

Ações

Information

12 responses

28 05 2009
Caio

Meus sinceros parabéns, seu blog é realmente muito bom, estou lendo todos seus pots e cada um é mais interessante que os outros. Por favor, continue “blogando” para todos nós =)

29 05 2009
Dan

Caio, obrigado pela visita.
Que bom saber que gostou do blog, é sempre bom saber que o que escrevo é apreciado pelos leitores.
Não tenho muitos visitantes, mas continuarei escrevendo na medida do possível, e volte sempre, pois sua visita será sempre bem vinda, um abraço.

29 05 2009
Eduardo Monteiro

Dan,

Sou outra pessoa que adora os seus artigos, principalmente porque fico por dentro de muitas questões culturais. Seus artigos sempre transparecem algo de um mundo japonês mais realista do que o que passa na TV.

29 05 2009
Dan

Eduardo, obrigado por apreciar meu blog, acho que estou conseguindo cumprir minha meta inicial, que era mostrar o Japão da maneira que ele realmente é, e não aquela imagem estereotipada que estamos acostumados a ver pela TV ou internet.
Viver aqui é um desafio e entender este país também, mas está valendo a pena, pois posso dividir um pouco do Japão com todos que lêem este blog.
Obrigado pela visita, um abraço.

10 06 2009
JULIANA

vc tem toda razao….
gostei mto dessa materia sobre a influenza no japao….
realmente presenciamos coisas aki q ficamos pasmos…
um dia desses eu estava no trem e um japones faltou pular p fora do trem pq viu q eramos estrangeiros,com esse surto da doença todos os estrangeiros sao taxados como possiveis casos de influenza…é ridiculo!
parabens pelo site !vou acompanhar!

10 06 2009
Dan

Olá Juliana, obrigado pela visita.

Pois é, sempre achei os japoneses um tanto exagerados em relação as coisas que perturbam a paz dessa pequena ilha, e no final, nós que não temos nada a ver com a história, acabamos por ter que aguentar esse tipo de coisa.

Como sempre digo, ainda há muito a ser feito para que os japoneses se acostumem com nossa presença, mas fazer o que né, paciência.

Que bom que gostou do blog, e volte mais vezes, um abraço.

17 07 2009
Paulo

Dan
Gostaria de saber quantas mortes já foram confirmadas em território Japonês provocadas pela Influenza A até a data de hoje.

Obrigado.

20 07 2009
Dan

Olá Paulo.

Segundo as notícias veiculadas no Japão, não houve nenhuma vítima fatal da Influenza A no Japão, houve vários casos comprovados da doença, mas tudo está mais calmo agora.

3 09 2009
Lyncol

10 mortes! 2009,09,3

3 09 2009
Lyncol

<新型インフル>高知で70代男性死亡 肺疾患などで入院中
 高知県は2日、新型インフルエンザ感染の疑いがある県内の70代の男性が死亡したと発表した。男性は慢性閉そく性肺疾患や糖尿病を患い、7月下旬から高知市内の病院に入院していた。新型インフルエンザ感染による死者は、疑い例も含め10人となった。【服部陽】(毎日新聞)

http://dailynews.yahoo.co.jp/fc/domestic/swine_flu_outbreak_in_japan/?1251900583

3 09 2009
Lyncol

nada de informacao errada ok ….

7 09 2009
Dan

Lyncol, obrigado pela visita, estamos em setembro, na epoca que dei a resposta sobre as mortes causadas pela H1N1 (20/07), ainda nao havia nenhum caso registrado, por isso minha resposta na epoca nao estava errada OK?

Do meio para o final de agosto, e agora no comeco de setembro os casos aumentaram assustadoramente, e esta declarado o estado de histeria outra vez.

Um abraco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: