Em busca do Japão perdido.

5 06 2009

Desde a época em que era criança, tinha uma certa curiosidade pelo Japão, achava incrível o fato de meus avós terem vindo do outro lado do mundo, mas não tive muita vontade de aprender sobre isso, apenas aceitava o fato, e tudo da cultura japonesa que aprendi, foi no dia-a-dia, convivendo com eles e seus hábitos.

Hoje vivendo aqui no Japão, vejo o quanto deixei de aprender com meus avós, acho que minha adaptação teria sido muito mais fácil se tivesse aprendido um pouco mais com eles.

Mas como já não há mais como voltar atrás, tive que me virar sozinho para aprender a língua, e a maioria dos costumes dessa terra, e vez ou outra sinto o quanto meus avós tinham a me ensinar, e agora me pego relembrando alguns hábitos de minha infância, muitas coisas que me foram ensinadas e que nem tinha consciência que eram uma pequena parte da cultura japonesa que me eram passadas.

Hoje vou aos poucos reencontrando o Japão perdido da minha infância, em cada costume que me foi ensinado, na maneira de pensar, de comer, de viver, e sinto uma grande gratidão por meus avós, que mesmo que eu não quisesse, e que depois tenha em parte esquecido, me legaram coisas valiosas que me foram muito úteis quando vim ao Japão, reencontrando em cada canto desse país, o rosto de meus avós.

E tudo hoje é na verdade um reecontro, e muita gratidão por ter tido ao menos uma pequena oportunidade de ter contato com essa cultura, mesmo estando no Brasil.

Ações

Information

4 responses

17 06 2009
MONICA MIYASAKI

NA MINHA OPINIAO, POUCO DA P/ SE APROVEITAR DO Q MEUS AVOS ME ENSINARAM, PQ ELES SAIRAM DAKI EM TEMPOS MUITO DIFICEIS, NA EPOCA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E EU CHEGUEI AKI NUM JAPAO TOALMENTE RECONSTRUIDO, MODERNIZADO, MUITO DIFERENTE DAKELE DEIXADO POR ELES.

18 06 2009
Dan

Monica,

Aqueles que tiveram mais contato com a cultura japonesa na infância, devem entender o que quero dizer, mas acho que o Japão é muito mais interessante e cheio de descobertas, para aqueles que nunca ou pouco tiveram contato com a cultura japonesa.

Tudo está aí para ser descoberto, um abraço.

24 08 2010
Manu

eu achei muito legal, mas como diz o texto pena que nao pode voltar átras

24 08 2010
Manu

gostei muiiiiiiiito

Deixe um comentário

